Uma força-tarefa deflagrou na manhã desta terça-feira em Santa Maria, a operação “Mobile” de combate aos furtos, roubos e comércio ilegal de telefones celulares. Cerca de 70 agentes fiscalizaram 18 estabelecimentos comerciais, entre lojas de manutenção de telefones e reciclagens. Um revólver calibre 38, munições, fios de cobre, um telefone e diversas peças de celular foram apreendidas, além de uma porção de maconha e outros equipamentos eletrônicos.Um suspeito de 27 anos que estava com a arma foi preso em flagrante e encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
A operação teve início nas primeiras horas da manhã e contou com policiais da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, bombeiros,Guarda Municipal, e peritos do Instituto-Geral de Perícias. Conforme a BM, a ação tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos que comercializam e prestam assistência técnica de aparelhos celulares, visando impedir o comércio ilegal de produtos furtados ou roubados, além de responsabilizar os locais flagrados com irregularidades.
A Brigada Militar confeccionou oito termos circunstanciados (registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa). Fiscais da prefeitura confeccionaram uma notificação e cinco estabelecimentos foram notificados por estarem em situação irregular junto aos bombeiros. Ao todo, 35 pessoas foram abordadas e identificadas durante a ação.
Participaram da ação 30 policiais civil, 31 policiais da Brigada Militar,três bombeiros, dois peritos do IGP, e fiscais da prefeitura.